Login

Lost your password?
Don't have an account? Sign Up
Instituto de Pesca no Aquaculture Europe 2023

Instituto de Pesca no Aquaculture Europe 2023

Está acontecendo em Viena (Áustria), de 18 a 21 de setembro, o Congresso Aquaculture Europe 2023 – diversidade equilibrada no desenvolvimento da aquicultura, no qual o Instituto de Pesca (IP-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, está sendo representado pela pesquisadora científica e especialista em aquicultura e biologia celular, Claudia Maris Mostério, do Instituto de Pesca.

O congresso representa o capítulo Europeu da WAS (World Aquaculture Society) e destaca o potencial da aquicultura, com ênfase em práticas sustentáveis e que focam no bem-estar animal, assim como debate temas mundiais como os desafios que o setor tem diante das mudanças climáticas, colapso dos recursos naturais, segurança alimentar, dentre outros.

A expectativa é receber 2000 participantes, com 540 apresentações orais, além dos e-posteres inscritos. Também ocorrerão o Fórum da Indústria; Fórum da Inovação, com apresentação de pitches; um Seminário focado em produção de rações para peixes e muito mais!

Para Claudia, que atua no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Aquicultura do Instituto, “é uma experiência gratificante poder representar o Instituto de Pesca neste evento, trazendo resultados de pesquisas realizados no Laboratório de Cultivo Celular do IP. Agradeço especialmente a minha equipe de pesquisadores e estudantes e à FAPESP por me auxiliar nesse processo”.

Importância da Aquicultura para o mundo

Quando egípcios e chineses passaram a cultivar peixes em espaços confinados, há mais de 4 mil anos, eles não imaginavam que esta seria uma prática que hoje se tornou um dos setores de alimentos que mais crescem no mundo e em uma das soluções para minimizar o esgotamento dos recursos naturais e da fome mundiais.

A importância da aquicultura está no cultivo em ambientes controlados, o que possibilita o manejo e monitoramento dos organismos aquáticos e o uso adequado da água sem desperdício (recirculação), resultando na produção de alimentos de qualidade e na contribuição para a sustentabilidade do planeta.

Tal avanço e destaque são constatados pela taxa global de crescimento anual que gira em torno de 7%. De acordo com o Anuário 2023 Peixe BR da Piscicultura, o Brasil cultivou 860.355 toneladas de peixes em 2022, gerando cerca de R$ 9 bilhões em receita, tendo a tilápia como a espécie que mais se produz no país, sendo aproximadamente 63% do total nacional.

Fonte: APTA Notícias

Por: Gabriela Souza

Instituto de Pesca
Núcleo de Comunicação Científica
Gabriela Souza /Andressa Claudino
ipcomunica@sp.gov.br
www.pesca.sp.gov.br

Select the fields to be shown. Others will be hidden. Drag and drop to rearrange the order.
  • Image
  • SKU
  • Rating
  • Price
  • Stock
  • Availability
  • Add to cart
  • Description
  • Content
  • Weight
  • Dimensions
  • Additional information
Click outside to hide the comparison bar
Compare